Por que contratar uma consultoria em T.I?

Boa parte das empresas não tem como cultura dedicar parte do orçamento exclusivamente ao setor de Tecnologia da Informação. Na maioria dos casos, isso acontece pela falta de visibilidade que existe sobre a área, somada ao fato de muitas empresas ainda enxergarem a T.I como área operacional e não como parte da estratégia do negócio.

Essa visão ainda equivocada acaba dificultando a formação de uma equipe técnica à altura das necessidades da organização. É por isso que muitos gestores optam pela contratação de uma consultoria em Tecnologia da informação, ao invés de construir uma equipe técnica de grande qualidade.

Para as organizações, a contratação de um serviço de consultoria em T.I oferece na maioria dos casos, ganhos financeiros e logísticos. Por conta disso, é possível mensurar a capacidade da infraestrutura disponível, além de facilitar a identificação dos gargalos e entraves que acabam comprometendo o dia a dia da empresa e, assim, planejar as ações de melhoria.

Veja os benefícios de contratar:

Ganhar mais eficiência

É muito comum as empresas optarem por gerir seus ambientes internamente, com pouco auxilio de fornecedores externos. Entretanto, esse cenário tende a mudar gradativamente com o passar dos anos.

A constante evolução das ferramentas e soluções exige que a infraestrutura e os processos de gestão de T.I evoluam num ritmo acelerado. Com isso, o time de T.I precisa de setores que vão desde o atendimento dos incidentes ao tratamento dos problemas, além de fazer as projeções e melhorias que deem suporte a evolução das ferramentas. Mas nem sempre a mão de obra interna está preparada para suprir as demandas necessárias.

Contando com o auxílio de uma consultoria de Tecnologia da informação, essa divisão do time técnico entre estratégia e operação tende a ser menos traumática. Pois a consultoria deverá focar principalmente na análise do ambiente para projetar as ações de melhoria que serão definidas junto a alta gerencia. Uma vez que os planos foram traçados o time técnico executa as ações planejadas, garantindo assim a evolução constante com eficiência e qualidade.

Em linhas gerais, podemos dizer que a Consultoria em Tecnologia da informação é um serviço prestado para suprir alguma demanda ou necessidade tecnológica de maneira rápida e ágil. A ideia é trazer novos conhecimentos para dentro da empresa, que não são supridos pelos funcionários regulares.

O olhar externo do consultor ajudará você a enxergar aspectos da empresa que não eram vistos antes. Uma consultoria em TI pode ser global trabalhando para melhorar toda a área de tecnologia de uma empresa, ou especializada, atuando em algum projeto ou processo específico.

Entre as especializações mais comuns dos consultores, estão:

Desenvolvimento;

Infraestrutura;

Segurança da informação;

Melhoria de processos internos;

Qualidade e governança em TI;

Suporte.

Um consultor de T.I tem papel similar a consultores de outras áreas, como finanças, recursos humanos e marketing. A ideia é que um grupo de profissionais especializados (ou apenas um profissional) em determinada área traga uma visão externa para sua empresa.

Agora que você já conhece as vantagens de ter uma consultoria em T.I, que tal contratar uma para a sua empresa? Desta forma, você tem acesso às mais novas tecnologias e pode fazer o seu negócio prosperar ainda mais. Entre em contato conosco, teremos prazer em ajudá-lo.

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